No último dia 7 de setembro a corporação Musical da Emef estreou com sucesso seu novo uniforme no desfile cívico em Santa Isabel no município de Domingos Martins, a vestimenta foi feita com muito carinho e dedicação pela mãe de um dos componentes do corpo musical que não mediu esforços para realizar o sonho de todos que é ter uma banda organizada e com um excelente grau musical.Lembrando que agora o grupo está completo contando também com corpo coreográfico e balizas. O grupo se prepara agora para o 1° festival de bandas e fanfarras no município de Pinheiros.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
No último dia 7 de setembro a corporação Musical da Emef estreou com sucesso seu novo uniforme no desfile cívico em Santa Isabel no município de Domingos Martins, a vestimenta foi feita com muito carinho e dedicação pela mãe de um dos componentes do corpo musical que não mediu esforços para realizar o sonho de todos que é ter uma banda organizada e com um excelente grau musical.Lembrando que agora o grupo está completo contando também com corpo coreográfico e balizas. O grupo se prepara agora para o 1° festival de bandas e fanfarras no município de Pinheiros.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
A
manhã do dia (29 de agosto) foi recheada de atrações promovidas
por alunos do Programa Mais Educação de Viana das Escolas Dorival
Brandão e Adamastor Furtado. O evento, realizado na Escola Municipal
Dorival Brandão, no bairro Bom Pastor, contou com música, ginástica
rítmica, paródias e apresentações das bandas marciais das unidades.
O Programa Mais Educação possibilita que crianças do ensino municipal tenham atividades escolares em tempo integral, como exercícios direcionados às artes, esportes, cultura e informática. A primeira apresentação foi o coral da Escola Dorival Brandão com a música ‘Aquarela’. Em seguida teve apresentação da banda marcial da Corporação Musical Adamastor Furtado (COMAF). Outra banda marcial que encantou os participantes foi a da Dorival Brandão que deu um show nas coreografias e instrumentos musicais. Segundo a professora comunitária do Programa Mais Educação, Gislene Lino da Silva, o programa visa fomentar atividades a fim de melhorar o ambiente escolar. “O Mais Educação visa permitir que os jovens, por meio de atividades atrativas e diferenciadas, estejam na escola em horário integral com atividades educacionais que visam aprimorar o conhecimento dos participantes de maneira lúdica e coletiva”, explica Gislene. O coordenador municipal do Programa, Cassiano Ricardo Martins, disse que o evento é uma forma de promover a socialização também entre as escolas. “Eles ficam mais motivados, pois é uma maneira de valorizar os trabalhos que são desenvolvidos”, ressaltou. A aluna Isabela Rangel falou a contribuição do Programa para o seu aprendizado. “É muito bom, pois sempre aprendo novas atividades”, disse. Já o aluno Luiz Henrique Oliveira falou que no programa participa de muitas atividades diferenciadas como pintura, música e teatro. Fonte : http://www.viana.es.gov.br |
terça-feira, 10 de setembro de 2013
GINCANA É FINALIZADA COM REVIRAVOLTA NO RESULTADO FINAL !
A gincana escolar do turno Vespertino foi finalizada com chave de ouro no dia 26 de Setembro no qual foi anunciado o grande resultado final.A equipe vencedora foi a junção 9° ano / FLUXO que passou na frente nos últimos dias de competição, seguido das duas turmas de 6° ano. Os professores responsáveis pelo time campeão são Jair da disciplina de Língua Portuguesa e Douglas de Educação Física.
PARABÉNS A TODAS AS EQUIPE ENVOLVIDAS !
CONFIRA O RESULTADO GERAL ABAIXO:
1° LUGAR ~ 9° ANO E FLUXO || PONTUAÇÃO : 108805
2° LUGAR ~ 6° ANO B || PONTUAÇÃO :84055
3° LUGAR ~ 6° ANO A || PONTUAÇÃO :81890
4° LUGAR ~ 8° ANO A e B || PONTUAÇÃO : 14880
5° LUGAR ~ 5° ANO || PONTUAÇÃO : 14415
6° LUGAR ~ 7° ANO A e B || PONTUAÇÃO : 11670
domingo, 8 de setembro de 2013
Arraiá do Dorival é um sucesso !
No último dia 23 de agosto de 2013 foi realizado no turno Vespertino o grande Arraiá do Dorival Brandão.Com muitas diversão e alegria os alunos e funcionários da EMEF. puderam prestigiar inúmeras atrações inclusive de convidados do município de Cariacica como a EMEF. MARIA GUILHERMINA DE CASTRO que apresentaram quadrilhas, coral e danças diversas.A festividade contou com jogos típicos da festividade como PESCARIA,BOCA DO PALHAÇO E JOGO DE GARRAFAS além dos deliciosos pratos típicos que foram preparados com todos os ingredientes arrecadados na gincana escolar e serviços gratuitamente para todos os alunos da escola.
PARABÉNS A TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHARAM COM MUITO CARINHO PARA REALIZAR ESSA GRANDE FESTA!
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
GINCANA ESCOLAR MOVIMENTA O TURNO VESPERTINO
Já em clima de fechamento e preparação total para o grande arraiá da escola os alunos disputam ponto a ponto diariamente para ser a grande turma vencedora !
A dedicação é tanta que a gincana está unindo todos os alunos e professores em busca da vitória.
Atualmente a equipe em 1° lugar é o 6° ano A.
Vamos aguardar ansiosamente pelo resultado
terça-feira, 6 de agosto de 2013
POR DENTRO DO ASSUNTO
AGOSTO : MÊS DO FOLCLORE !
Se você pensa no folclore como algo distante, que faz parte do passado ou que se resume a festas típicas, crendices de áreas rurais ou personagens como saci-pererê e mula-sem-cabeça, pode repensar seus conceitos. Dinâmico, ele se renova o tempo todo, não está limitado geograficamente e pode revelar aspectos valiosos sobre um povo e sua história.
![]() | Esconde-esconde do Folclore Encontre na mata os personagens do folclore brasileiro e aprenda mais sobre eles |
"Existem vários tipos de saberes. Na escola, temos o conteúdo das disciplinas. Mas há um outro tipo de conhecimento tradicional, de domínio comum, que é adquirido e transmitido pelo convívio social. Esse saber é rico e nos identifica", explica Alberto Ikeda, professor de cultura popular e etnomusicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
Modos de ser e de pensar
Modos de ser e de pensar
Também chamado de cultura popular tradicional, o folclore é o conjunto de práticas, histórias, tradições e formas de pensar que pertence a um determinado povo, foi disseminado oralmente e resistiu ao tempo.
Todos os grupos sociais, de qualquer lugar do mundo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, têm seu repertório de práticas populares.
Por exemplo, quando recorre a um chá calmante que a avó costumava preparar, ensina ao filho a empinar pipa ou repete um ditado como "o pior cego é aquele que não quer ver", um indivíduo está lançando mão dos chamados saberes populares. Todo mundo faz isso e, muitas vezes, esses costumes estão tão incorporados em nossa rotina, que não nos damos conta de que são oriundos dessa cultura popular.
Assim como o folclore revela qualidades interessantes de uma população, ele também pode mostrar características contestáveis. Um exemplo disso são as expressões de cunho preconceituoso. "Ainda assim, é importante atentar para isso e refletir a respeito. Só podemos modificar ou preservar aquilo que conhecemos", pondera o professor Ikeda, especialista em cultura popular.
Isso é folclore
Para que algo seja considerado folclórico ̶ seja um hábito, seja uma brincadeira, seja uma música, seja uma história etc. - ele precisa fazer sentido para um grupo, em um determinado contexto, e resistir ao tempo. A transmissão do saber acontece no convívio social, seja em casa ou na sociedade. "Muitas vezes, quando vai se conceituar o que é folclore, há uma tendência a valorizar o fenômeno em si e o conhecimento é apartado do praticante. Não dá para separar o grupo humano de seu saber. É preciso valorizar as pessoas que são responsáveis pela divulgação dessas informações", alerta o professor Alberto Ikeda, da Unesp.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é que o folclore se atualiza. Um trabalho de renda feito artesanalmente por uma comunidade local, cuja técnica foi transmitida por várias gerações, pode ganhar temáticas contemporâneas e também utilizar novos materiais, mas a essência permanece. O mesmo acontece quando surgem variantes de uma cantiga ou brincadeira.
O folclore também pode ganhar novas manifestações. Um exemplo são as frases dos para-choques de caminhão. Esse tipo de comunicação mostra a personalidade, reforça a identidade e os valores de um grupo específico.
Histórias para repartir amor
As clássicas histórias dos mitos brasileiros - como o saci, a iara, o boto - são recontadas há anos. Elas chamam atenção das crianças, despertando curiosidade e também provocando reflexão. Mas é importante que sejam contextualizadas para ampliar a compreensão dos pequenos.
Na lenda do saci, por exemplo, pode-se explicar que o personagem arteiro, que vive aprontando travessuras, surgiu da necessidade das pessoas de justificar uma distração ou arrumar um culpado para uma determinada situação (leia o nosso especial sobre personagens do folclore).
Além dos contos famosos, vale reunir as crianças e contar histórias de família, falar das brincadeiras da infância dos mais velhos, reproduzir quadrinhas e brincar de adivinhas. É dessa forma que esse tipo de saber se propaga e criamos espaço para a convivência.
"Contar histórias é repartir amor, demonstrar carinho e interesse por aquela pessoa. Ninguém conta uma história para quem não gosta", completa o professor Alberto Ikeda.
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Férias
Férias tem cheiro de quintal,
Gosto de bolo de chocolate,
Tem a forma da boneca preferida,
Ou da pipa que sumiu no céu,
Tem o tempero da comidinha esquisita,
Ou o barulho da turminha ao léu...
Férias é tempo de aprender,
Que não se pode esquecer,
O muito que já se aprendeu,
A ordem é obedecer,
Para depois poder dizer que tudo,
Tudinho mesmo, valeu!
Correr, brincar e aprontar!
Também dormir, acordar!
Almoçar, lanchar, jantar!
Pro corpo bem forte estar!
Cantar, colorir, desenhar!
Ler, escrever, estudar!
De coisas interessantes falar,
Pra cuca esperta ficar.
Ana Néres
Férias tem cheiro de quintal,
Gosto de bolo de chocolate,
Tem a forma da boneca preferida,
Ou da pipa que sumiu no céu,
Tem o tempero da comidinha esquisita,
Ou o barulho da turminha ao léu...
Férias é tempo de aprender,
Que não se pode esquecer,
O muito que já se aprendeu,
A ordem é obedecer,
Para depois poder dizer que tudo,
Tudinho mesmo, valeu!
Correr, brincar e aprontar!
Também dormir, acordar!
Almoçar, lanchar, jantar!
Pro corpo bem forte estar!
Cantar, colorir, desenhar!
Ler, escrever, estudar!
De coisas interessantes falar,
Pra cuca esperta ficar.
Ana Néres
Férias tem cheiro de quintal,
Gosto de bolo de chocolate,
Tem a forma da boneca preferida,
Ou da pipa que sumiu no céu,
Tem o tempero da comidinha esquisita,
Ou o barulho da turminha ao léu...
Férias é tempo de aprender,
Que não se pode esquecer,
O muito que já se aprendeu,
A ordem é obedecer,
Para depois poder dizer que tudo,
Tudinho mesmo, valeu!
Correr, brincar e aprontar!
Também dormir, acordar!
Almoçar, lanchar, jantar!
Pro corpo bem forte estar!
Cantar, colorir, desenhar!
Ler, escrever, estudar!
De coisas interessantes falar,
Pra cuca esperta ficar.
Ana Néres
terça-feira, 18 de junho de 2013
Buscando novos conhecimentos
A Corporação Musical Dorival Brandão (Comusbra) viajou para prestigiar o Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas (Confabani), realizado em Itapemirim, no último final de semana. Com a participação de 29 bandas em sete categorias, o concurso emocionou todos que assistiram às apresentações.
Ao fim de cada apresentação, gritos e aplausos demonstravam a satisfação do público com a qualidade das bandas dos estados do Rio de Janeiro (13) e São Paulo (1), além do Espírito Santo (15). A corporação de nossa escola pode acompanhar cada detalhe,cada música,cada coreografia e evolução das corporações participantes. A ideia principal é efetuar um intercâmbio com os demais alunos envolvidos e um desenvolvimento e crescimento para a própria banda da escola que no próximo ano tem como meta competir neste grande evento.
terça-feira, 11 de junho de 2013
Programa MAIS EDUCAÇÃO : O aluno sem fronteiras rumo ao aprendizado.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Em nossa escola o programa tem alcançado excelentes resultados e um alto grau de satisfação de toda a comunidade escolar, confira abaixo alguma das atividades desenvolvidas em ambos os turnos:
Valorização do dia do índio ( Alunos do turno matutino e vespertino )
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Em nossa escola o programa tem alcançado excelentes resultados e um alto grau de satisfação de toda a comunidade escolar, confira abaixo alguma das atividades desenvolvidas em ambos os turnos:
Valorização do dia do índio ( Alunos do turno matutino e vespertino )
Trabalhando o tema Água : Preservação e importância do elemento para o ser humano. ( Alunos do turno matutino e vespertino )
Dia do Livro e início do outono.
( Alunos do turno matutino e vespertino )
terça-feira, 21 de maio de 2013
Estamos de volta...
Boa tarde galera,
Estamos retornando hoje nossas atualizações!
Fiquem a vontade para curtir, compartilhar e nos visitar.
Bem vindos!
Estamos retornando hoje nossas atualizações!
Fiquem a vontade para curtir, compartilhar e nos visitar.
Bem vindos!
Assinar:
Postagens (Atom)