sexta-feira, 31 de julho de 2015

EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
DIA DA LEITURA COM OS ALUNOS DO 5°B 
 
" A leitura engrandece a alma."
 
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."
 
 
"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
Nossos alunos do 5°B do turno Vespertino estudando Capacidade de Medidas na Sala de Informática no programa Edujogat com a Professora Conceição.
 
 


Agora em Sala de Aula junto com a Professora Conceição, com os próprios materiais que eles trouxeram.
 
,
PARABÉNS!!!
 
EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
GR e Dança do Turno Matutino na Aula de Ginástica Rítmica ensaiando a coreografia da música Frozen Uma Aventura Congelante com a Professora Jéssica
 
PARABÉNS MENINAS ESTA TUDO LINDO!!!
EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
 
Alunos do 5°B do Turno Vespertino com a Professora Conceição estudando sobre Pirâmide Alimentar, no programa Edujogat - Ensino Fundamental - Ciências.
 
Parabéns a todos os nossos alunos do 5°B
EMEF DORIVAL DRANDÃO
 
Alunos do 5°B do Turno Vespertino estudando sobre o Sistema Digestivo na Sala de Informática,
programa Edujogat - Ensino Fundamental - Ciências,
junto com a Professora Conceição.
 
PARABÉNS A TODOS ALUNOS DO 5°B, VOCÊS ESTÃO FERAS!!!
 
FESTA JUNINA NA EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
 
TURNO VESPERTINO
 
Na última Sexta-Feira(10) também aconteceu no turno Vespertino o início da Gincana Pedagógica + Arraiá do Dorival. Os alunos do 5º ao 9º ano participaram de várias disputas ao som de músicas típicas juninas, desfiles de trajes caipiras, danças características e quadrilhas.
No final todos participaram de um delicioso lanche coletivo.
 
 
 DIVERTIDO É APRENDER BRINCANDO!!!
 

 
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS!!!
FESTA JUNINA NA EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
TURNO MATUTINO


Na última Sexta-Feira(10) aconteceu a GINCANA PEDAGÓGICA do turno Matutino. As turmas do 1º ao 5º ano participaram de várias brincadeiras em uma competição super divertida e disputada. No final, todos participaram de um delicioso lanche coletivo.

Divertido é aprender brincando!!!

AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ENTREGA DOS UNIFORMES PARA OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
No dia 18 DE Junho, o Prefeito Gilson Daniel com a equipe da Secretária Municipal de Educação, esteve em nossa escola realizando a entrega de uniformes aos pais.
 
O uso do uniforme escolar é um importante ítem de segurança e identificação dos alunos da Escola, portanto os responsáveis devem estar cientes da obrigatoriedade do uso por parte dos alunos, de acordo com o modelo e as especificações informados no momento da matrícula e que permanece à disposição na Secretaria da Escola.
A obrigação do uniforme nas escolas tem a função de colocar ordem no corpo discente e age de forme a interagir entre o aluno e a Escola, na questão da identidade e da segurança, além de manter a estética ou a elegância, evitando a discriminação. Visto que nas escolas os alunos evitam utilizar os uniformes pelos motivos anteriores citados, além de alterar o uniforme para o seu bel-prazer e instinto de anarquia. O uniforme é uma indumentária que forma cidadões e reveste o discente com o sentimento de pertença a uma instituição.
 

O kit foi composto por:
Duas Camisas;
Duas Bermudas;
Um Tênis.
 

Agradecemos pela presença de todos!!!
PALESTRA SOBRE DST E AIDS NA EMEF DORIVAL BRANDÃO
 
Os alunos da 8° e 9° Ano tiveram palestra onde puderam aprender tudo sobre DST e AIDS e suas causas e prevenções. Onde os alunos participaram de dinâmicas.
 
DST
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. Veja, abaixo, os principais sintomas das doenças mais comuns.
Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região
 
 
AIDS
 

Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.

Qual o agente envolvido?
 
A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
 

Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/Aids, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.



A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.
 

 Agradecemos a colaboração e a presença de todos que estiveram conosco

quinta-feira, 23 de julho de 2015

 
 
DIA DA FAMILÍA NA ESCOLA DORIVAL BRANDÃO
 
TURNO MATUTINO
 
 
A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família!
 

 
 
 

"Precisamos construir pontes entre pessoas a pessoas, pais a filhos, alunos a professores,família a escola, gestão a conselhos. É preciso construir uma caminho de paz, conhecimento e amigabilidade entre todos os seres humanos"

 










"Se o mundo é uma escola , a família é uma sala de aula...aonde aprendemos a amar."

 "Eu tenho uma família me esperando todos os dias depois da aula, eu tenho uma escola onde eu posso aprender, eu tenho ouvidos e escuto o que meus professores falam, tenho braço para recepcionar meus amigos, tenho pernas pra me locomover, tenho uma vida pra viver!"
 
OBRIGADO A TODOS OS FAMILIARES DOS ALUNO DA EMEF DORIVAL BRANDÃO QUE COMPARECERAM E PARTICIPARAM JUNTAMENTE CONOSCO DO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

domingo, 14 de junho de 2015

 
OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA
 
Nossos Alunos EMEF Dorival Brandão totalmente concentrados na prova das Olimpíadas de Matemática.
 
 

O que é a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)?

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o   IMPA, elaborou um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.
Objetivos
  • Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.
  • Descobrir jovens com talento matemático excepcional, e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
  • Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática.

  • Organizar no Brasil as diversas competições internacionais de Matemática.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são:
  • Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais
     
  • Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas.
     
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

 
 
DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
TURMA DO MATUTINO
 
Alunos da EMEF Dorival Brandão homenageando seus Familiares no Dia da Família na Escola
 
 
 
 
 "Uma educação de qualidade acontece quando a família acredita que participar da vida escolar do filho transforma o seu futuro."

 



 

"Participar da educação dos nossos filhos é mais do que uma demonstração de amor: é uma forma prazerosa e eficiente de prepará-los, no presente, para um futuro repleto de possibilidades!"


 






 

"A educação integral do ser humano só se completa quando consideramos duas formas de educar: a educação moral (família) e a educação do conhecimento (escola)."


 
A EMEF Dorival Brandão agradece a todos os familiares que participaram conosco no
DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dia Mundial dos Oceanos
 
 


A comemoração do Dia Mundial dos Oceanos acontece anualmente no dia 8 de junho. No Dia dos Oceanos é relembrada a importância dos oceanos no equilíbrio do planeta Terra e são feitas várias atividades de conscientização das pessoas para os perigos que os oceanos estão correndo.




Origem do Dia dos Oceanos

O Dia dos Oceanos foi decidido na Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e alguns países começaram logo a comemorar a data. No entanto, apenas em 2008 a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu oficializou a comemoração a partir do ano seguinte (2009), no dia 8 de junho.


Importância do Dia

Os Oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. O grande desafio para nós hoje é minimizar o impacto que as atividades humanas estão tendo nos oceanos.

domingo, 31 de maio de 2015

 
 
 
 
30 DE MAIO
 DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
TURMA VESPERTINO
 
Alunos da EMEF Dorival Brandão do Bairro Bom Pastor - Viana, fazem homenagem as suas Famílias no DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
 

 
"A ESCOLA E A FAMÍLIA DEVEM TER AS MESMAS PERSPECTIVAS PARA O EDUCANDO"
 
 
 
 "Precisamos construir pontes entre pessoas a pessoas, pais a filhos, alunos a professores, família a escola, gestão a conselhos. É preciso construir uma caminho de paz, conhecimento e amigabilidade entre todos os seres humanos"
 
 
"A PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA PRECISA SER CADA VEZ MAIOR, POIS QUANTO MELHOR FOR A PARCERIA ENTRE AMBAS, MAIS POSITIVOS SERÃO OS RESULTADOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO"
 
 
"NA LONGA JORNADA EDUCACIONAL TER UMA FAMÍLIA APOIANDO, ORIENTANDO E CAMINHANDO LADO A LADO, É SEM DÚVIDA, UM DIFERENCIAL QUE FACILITA A FORMAÇÃO DO ALUNO"
 
"A EDUCAÇÃO NÃO PODE SER DELEGADA SOMENTE Á ESCOLA.
ALUNO ÉTRANSITÓRIO.FILHO É PARA SEMPRE."
 
 
 
A EMEF Dorival Brandão agradece a todas as Famílias e Alunos que compareceram para juntamente conosco comemorarmos o DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

terça-feira, 26 de maio de 2015

 
 
 
 
 A doença é causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico, o que pode comprometer a visão. Em alguns tipos de glaucoma não há nenhum sintoma e o paciente só percebe o problema quando já está em uma fase avançada.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas com glaucoma fica sega sem saber que tem a doença. No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que, atualmente, existe pelo menos 1 milhão de pessoas com glaucoma, e metade (635 mil) desconhece possuir o problema.
 
Os tipos de glaucoma
Não se sabe ao certo o que eleva a pressão intraocular em alguns casos. Quando a pressão aumenta a área de drenagem do humor aquoso deixa de funcionar adequadamente e o líquido fica represado dentro do olho.
No glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que corresponde a 80% dos casos em pessoas com mais de 40 anos, uma alteração anatômica e citológica que, com o passar dos anos, ocorre na região do ângulo da câmara anterior pode provocar a doença. Esse tipo é assintomático, por isso os exames regulares são imprescindíveis para um diagnóstico precoce.
Existem ainda outros tipos como: glaucoma de ângulo fechado, caracterizado pelo aumento súbito de pressão intraocular; glaucoma congênito forma mais rara que acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Sintomas e diagnóstico
Por ser uma doença silenciosa, o glaucoma não apresenta sintomas perceptíveis num primeiro momento. Com o tempo a visão periférica vai sendo afetada e conforme avança, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. A perda total da visão acontece em fases mais avançadas.
 
 
Alterações na visão com o avanço do glaucoma
 
O diagnóstico do glaucoma é feito através do exame de fundo de olho. Nele detectam-se dois sinais importantes: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico. A doença aparece com mais frequência em adultos com mais de 40 anos, mas em outras faixas etárias ele também acontece dependendo do que ocasionou o glaucoma. Por isso, a visita ao oftalmologista regularmente, em especial para quem possui histórico do glaucoma na família, é fundamental.
 
O tratamento
Após o diagnóstico começa a medicação através de colírios. No glaucoma crônico, o colírio é usado pela vida inteira, porque não existe cura. O controle é feito também por meio de medicação, cirurgia ou raio laser. O paciente precisa ser mantido sob controle ininterruptamente.
 Em pacientes com diabetes, por exemplo, o tratamento é mais específico, pois se trata também a doença secundária que levou ao glaucoma. Nesses casos, a medicação oftalmológica é usada por curto prazo, uma vez que os sintomas vão regredindo à medida que o tratamento das duas doenças é feito.
Quando foi sua última visita ao oftalmologista? Se já faz bastante tempo é hora de marcar uma consulta. Previna-se! :)

sexta-feira, 15 de maio de 2015


Alunos do 5° Ano B juntamente com a Professora na sala de Informática, assistindo o filme "Vista a minha pele."